Saiba quais são os materiais que vão mudar o futuro no ramo de construções.
A construção civil é um dos setores que mais cresce ao redor do mundo, e está avançando cada dia mais no aspecto tecnológico, apesar de ainda estar atrás nesse quesito. Além disso, o ramo de construção é dos mais prejudiciais para o meio ambiente, e é por isso que o setor está em busca de alternativas que impactam o meio ambiente da menor maneira possível.
Podemos chamar essa alternativa de materiais do futuro, com novas tecnologias que ajudam a diminuir os impactos do setor no meio ambiente. Esses materiais de construção servem para mostrar como a tecnologia chegou até nesse ramo de trabalho e como o futuro reserva novas formas de se construir qualquer coisa.
Abaixo te mostramos alguns desses materiais futuristas que prometem mudar o mercado de construção civil ao longo dos anos.
Hidrocerâmica
Já imaginou ficar em um ambiente sem precisar ligar o ar-condicionado ou o aquecedor? Com a hidrocerâmica isso é possível e vamos te explicar o por quê. Esse material funciona a base de bolhas pequenas que chamamos de hidrogéis, e que podem crescer até 500 vezes o seu tamanho, isso se tiverem contato com a água.
Vamos te dar um exemplo: se o tempo estiver chuvoso e frio essas bolhas crescem, se transformando em um isolante térmico. Quando as temperaturas estão altas elas “evaporam”, fazendo com que qualquer ambiente seja resfriado em aproximadamente 6ºC.
Bioconcreto
Imagina uma parede de concreto cheia de rachaduras poder ser capaz de se reparar sozinha? Esse é o conceito do bioconcreto, que foi estudado por cientistas da Universidade de Delft, na Holanda. No estudo eles colocaram bactérias vivas em conjunto com o concreto, no intuito de criar uma estrutura capaz de “selar” qualquer fissura, se comportando como um ser vivo.
A bactéria é ativada com água, mas ainda é necessário entender como isso seria aplicado em uma escala maior. Mas os resultados foram promissores e satisfatórios para os cientistas.
Telhas solares
As telhas solares podem ser consideradas uma ótima opção para o futuro da geração de energia. É uma solução limpa e renovável, e deve se tornar uma prioridade ao longo dos anos. Caso você seja novo no ramo de construção, essas telhas têm painéis que captam a energia solar e a direciona para o funcionamento do imóvel.
As telhas solares podem ser usadas em qualquer tipo de construção, até mesmo em prédios. Vale lembrar que o custo de uma telha solar não é barato, mas vale a pena se levarmos em consideração os impactos positivos que ela gera para o meio ambiente.
Espuma de alumínio
A espuma de alumínio é uma velha conhecida do ramo de automóveis como uma maneira de prever acidentes, e parece que está ganhando espaço no ramo de construção também. Elas são relativamente novas nesse setor, mas podem ser usadas para fazer painéis de fachadas ou revestimentos com diferentes densidades, controlando a entrada de luz e de som em diferentes ambientes.
Tijolo com bituca de cigarro
Calma, a gente vai te explicar exatamente o que isso significa. O tijolo ainda é um material muito usado nos canteiros de obras, e mesmo que existam outras alternativas, eles ainda são a maioria no ramo de construção. No entanto, pesquisadores da Austrália deram um novo sentido para o tijolo, usando bitucas de cigarro na composição. A pesquisa chegou à conclusão de que se as empresas usarem 1% de bituca de cigarro em cada tijolo o material acaba ficando mais leve e consequentemente mais eficiente, sem contar que estaria dando um novo sentido para as bitucas de cigarro.