Três dicas para montar arranjo de flores em casa

Incluir um arranjo de flores na decoração de ambientes é uma boa maneira para destacar o ambiente domiciliar. Além disso, quando a arte é montada por conta própria, proporciona um toque de personalidade e exclusividade na composição do espaço e. Ao tratar decoração como hobby, a pessoa pode até mesmo considerar a atividade como opção de renda extra.

Para o arranjo ter impacto e harmonia ao mesmo tempo, é preciso ter alguns cuidados e estabelecer uma relação com o ambiente escolhido. Conseguir esse equilíbrio não é apenas uma questão de bom gosto, mas de conhecimento. Dessa forma há técnica para fazer arranjos de flores e até mesmo cursos profissionalizantes para a atividade.

Em alguns países, já é possível obter, inclusive, certificação específica sobre o tema (Certificado Europeu de Design Floral), com foco em arranjos para eventos e cursos. No Brasil, há a Escola Internacional de Arte Floral e a Academia Brasileira de Artistas Florais, além da Escola Técnica de Arte Floral e outras iniciativas com cursos on-line que também são superabrangentes.

Para festas mais intimistas, com família e amigos, e para alegrar os ambientes do dia a dia, é interessante considerar três estratégias para fazer arranjos caseiros com mais expertise:

1) Flores naturais

Na hora de montar o buquê de flores naturais, é necessário fazer um corte nos caules na diagonal, para garantir que a absorção de água aconteça por mais tempo. Ao higienizar o vaso, é preciso cortar novamente, eliminando a parte mais velha de cada ponta. É importante lembrar de retirar todas as folhas e flores mortas e que estejam em contato com a água.

Outra dica é garantir que esses vasos fiquem sempre limpos. Se possível, trocar a água diariamente. Quando as flores estiverem apenas com botões, utilizar água fria. Passados alguns dias, a recomendação é usar água morna ou em temperatura ambiente para que os caules cortados absorvam melhor o líquido. Tudo isso deve ajudar a provocar um efeito chamado de “endurecimento de hastes”.

Para conservar as folhas e flores que ainda estão vivas, pode pingar na água algum conservante que contenha biocidas que impedem as bactérias de se propagar.

2) Flores artificiais

Montar seus próprios arranjos de flores artificiais é uma forma de obter peças mais personalizadas e adequadas à decoração ideal. Elas oferecem a vantagem de embelezar locais onde as plantas de verdade não se adaptariam, além de serem evidentemente mais duráveis.

Como toda arte artesanal, a montagem de arranjos de flores artificiais exige a combinação adequada de criatividade e técnica. A ideia é começar ao alinhar duas espécies e cores semelhantes ou diferentes e aumentar essa quantidade conforme o conhecimento adquirido. Procurar inspirações na internet ou mesmo em floriculturas é uma ótima forma de ter ideias inovadoras.

Outro elemento que fará grande diferença na construção de lindas peças é o recipiente. Ao escolhê-lo, a dica é ousar e apostar em opções que tenham a ver com o ambiente. Embalagens de produtos ou canecas, por exemplo, são ótimas pedidas para decorar a cozinha. Utilizar aquários como vasos está entre as últimas tendências da decoração. São ótimos para decorar a sala de estar, dando um toque moderno ao local.

Como base para sustentar a planta, opte por argila ou espuma especial. Esses materiais permitem a fixação dos caules da forma que quiser. Para dar acabamento, o mais recomendado é utilizar musgo ou galhos secos de plástico. Mas outros objetos podem ser utilizados, como pérolas, miçangas e até água. Durante a confecção do arranjo, é importante ter uma tesoura para deixar todos os elementos do tamanho adequado.

3) Arranjo com lâmpadas

Super em alta na internet, o arranjo com lâmpadas não tem segredo. Comece cortando a base do soquete com bastante cuidado. Use luvas ou alguma proteção para evitar acidentes com a sua mão.

Agora que já abriu a base da lâmpada, chegou o momento de retirar o bulbo e abrir espaço para a sua planta. Para terminar essa parte, lixe a borda do soquete para tirar as rebarbas do corte. Preencher o fundo da lâmpada com água ou terra. Não precisa ser muito, apenas o suficiente para criar uma base para o caule da flor. Para finalizar, basta colocar a espécie dentro do arranjo e escolher um local seguro para deixar o novo e sustentável item de decoração.

 

*Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores