O Festival Popular de Teatro de Fortaleza (Feptef), idealizado e realizado pela Cia Prisma de Artes, já se prepara para a 12ª edição, que acontece de 16 a 26 de novembro deste ano. O evento é apontado como um dos maiores festivais de teatro exclusivamente de rua do Ceará. A programação não se restringe à apresentação das peças, mas também por meio de oficinas e troca de experiências de grupos de todo o Brasil.
O Festival tem uma proposta de diversidade, com peças teatrais infantis e adultas; e que levam o público à reflexão sobre temas sociais relevantes – de forma inteiramente gratuita em espaços públicos. “A arte tem como função, acima de tudo, fazer a sociedade reavaliar várias questões”, lembra Raimundo Moreira, coordenador geral do Feptef.
Agora, o evento está com inscrições abertas para grupos teatrais de todo o país. A convocatória e a inscrição podem ser feitas até o dia 30 de setembro através do link https://abrir.link/zVqCe, pelo Instagram ou pela fanpage do Facebook denominada “Festival Popular de Teatro”. “É uma convocatória nacional que selecionará os grupos de teatro com trabalhos para rua e espaços alternativos. O Festival realizará 25 apresentações ao longo de todos os dias”, completa Raimundo Moreira.
Com o tema “Teatro – arte do encontro”, o evento traz uma novidade: vai ultrapassar as fronteiras de Fortaleza e irá se apresentar nas cidades de Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Morada Nova – expandido a cultura também para o interior do Ceará. O Festival Popular de Teatro de Fortaleza é idealizado pela Cia Prisma de Artes, com apoio da Lei do Mecenato por meio do Governo do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura (Secult); além do patrocínio da Enel. O evento leva a produção teatral dos palcos aos espaços públicos – como ruas, terminais de ônibus e praças – tudo de forma inteiramente gratuita. Além disso, realiza palestras e oficinas de formação.
“O Festival Popular de Teatro de Fortaleza está cada vez mais consolidado no calendário cultural do Ceará e do Brasil, levando arte e despertando novos e atentos observadores que, assim como nós, anseiam transformar”, finaliza Raimundo Moreira.
*Sobre a Cia Prisma de Artes*
A Cia. Prisma foi fundada em 1985, trazendo na bagagem um intenso trabalho cultural na periferia de Fortaleza. O Grupo surgiu com jovens que trabalhavam em movimentos culturais na Igreja Católica e que, mais tarde, passaram a ampliar a sua atuação e criaram o Festival Popular de Teatro de Fortaleza que tomou conta das ruas da capital cearense. O movimento – que tem mais de uma década – tem como objetivo democratizar o acesso ao teatro, levando espetáculos para terminais de ônibus, praças, e até mesmo lugares inusitados como transporte público em movimento e cemitérios. “É clichê, mas acreditamos sim que a arte deve ir onde o povo está e é isso que tentamos fazer”, lembra Raimundo Moreira, ator e diretor na Cia Prisma de Artes.
*Serviço*
Início das Inscrições do XII Festival Popular de Teatro de Fortaleza
Data: 12 a 30 de setembro de 2022
Onde se inscrever: https://abrir.link/zVqCe
Resultado – a partir do dia 05/10/2022