Inovação tem sido mais que um diferencial no mundo corporativo atualmente. Para manter esta dinâmica e impulsionado por investimentos constantes o Grupo Petrópolis foi reconhecido como uma das empresas líderes em open innovation com startups no país. Fabricante de marcas como Itaipava, Crystal e Petra, a companhia está entre as 10 melhores no ranking TOP 100 Open Corps, no setor de alimentos e bebidas, realizado pela 100 Open Startups, plataforma de open innovation no Brasil.
A sétima edição contou com a participação de mais de 42 mil empresas e avaliou as finalistas a partir de informações do próprio mercado. Segundo o levantamento, realizado entre julho de 2021 e junho de 2022, o valor total de contratos de open innovation fechados entre corporações e startups chegou a R$ 2,7 bilhões, com valor médio de R$ 260 mil por contrato. O Ranking 2022 ainda destaca que os setores que mais realizaram open innovation foram os de Bens de Consumo e Alimentação, Construção e Imobiliário e Serviços Financeiros.
Alaercio Nicoletti Junior, Gerente Corporativo de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis ressalta que em um ano marcado por desafios contínuos, a empresa acelerou esforços para criar mudanças internas. “Pelo terceiro ano consecutivo temos o trabalho e a cultura de inovação do Grupo reconhecidos. Atuamos ativamente no ecossistema de inovação desde 2019, o que nos proporcionou, além de muito aprendizado com as startups e as instituições, a adoção de estratégias inovadoras para o nosso negócio”.
Atualmente, o Grupo possui mais de 20 contratos com startups e busca ativamente oportunidades para interagir com instituições de ciência e tecnologia, além de programas de inovação.