Abrir um restaurante é o desejo de inúmeros brasileiros. No entanto, é importante destacar que, para isso, é preciso muito esforço, dedicação, paciência, planejamento e investimento.
Sem esses itens, pode ter certeza que será bem mais complicado abrir o seu tão sonhado estabelecimento gastronômico.
Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje 7 dicas preciosas para você considerar ao abrir um restaurante!
E a boa notícia é que as dicas que serão apresentadas a seguir, servem para os mais variados estabelecimentos gastronômicos – desde restaurantes tradicionais, até hamburguerias, franquias e restaurantes peruanos.
Vamos lá?
Como abrir um restaurante: 7 dicas preciosas
Dica 1: localização
A primeira dica (e também uma das mais importantes) para abrir um restaurante, refere-se à localização do estabelecimento.
Afinal, o seu restaurante precisa estar em um local estratégico, isto é, que tenha um bom fluxo de pessoas e potencial para atrair uma boa quantidade de clientes.
Se o estabelecimento ficar em um local que não passa muitas pessoas ou que o acesso não é tão fácil, como é que os consumidores o notarão e irão até ele?
Portanto, ao pensar em abrir um restaurante, você precisa avaliar, com muito cuidado, onde ele ficará localizado.
Dica 2: burocracia
Para abrir um restaurante, não basta escolher um bom lugar, organizar o ambiente e contratar colaboradores. Antes disso, você precisa resolver a parte burocrática.
Portanto, se informe sobre a legislação vigente e sobre as regras sanitárias para ter um estabelecimento que funcione dentro da lei.
Você não vai querer abrir um restaurante para, depois, ser multado ou ter ele fechado porque está irregular, certo?
Dica 3: gestão
Ter um restaurante envolve muitas coisas para lidar (fornecedores, estoque, fluxo de caixa e muito mais).
Por isso, você precisa ter muita atenção na hora de escolher quem fará a gestão do seu estabelecimento.
Se for você, estude ao máximo sobre o assunto. Faça cursos, leia livros, assista palestras, participe de workshops, etc.
Agora, caso você pense em contratar alguém, avalie bem o currículo da pessoa, veja o portfólio e os cases dela, veja quanto tempo ela tem de experiência e assim por diante. Você precisa escolher um profissional que seja, de fato, qualificado.
O sucesso de um restaurante passa muito pela gestão que é feita nele. Então, não tenha qualquer pessoa à frente do seu estabelecimento.
Dica 4: atendimento
Coloque-se no lugar dos seus clientes. Você gostaria de ser mal atendido quando fosse a um restaurante? Não, não é verdade?
Portanto, quando estiver com seu estabelecimento gastronômico funcionando, você e sua equipe precisam oferecer o melhor atendimento possível, isto é, de maneira ágil, educada, respeitosa e empática.
Se tem algo que faz os consumidores não retornarem mais a um restaurante (além, claro, da qualidade da comida), é o atendimento.
Então, para não perder clientes e muito menos prejudicar a reputação do seu estabelecimento, preze sempre por um atendimento eficiente e de qualidade.
Dica 5: ambiente
Ao abrir um restaurante, outra dica preciosa que você deve se atentar refere-se ao ambiente dele.
Isso porque, a decoração, as cores, os enfeites, a iluminação e até mesmo os móveis utilizados, contam e muito para a experiência do cliente.
Além disso, a limpeza e a organização do ambiente também precisam ser considerados, afinal, qual a impressão que o seu restaurante irá passar aos consumidores, caso esteja bagunçado e sujo? Nada boa, não é verdade?
Portanto, valorize sempre esses aspectos quando abrir o seu restaurante.
Dica 6: experiência do cliente
Se você quer ter um restaurante de sucesso, você precisa pensar muito além de servir uma boa comida ou bebida. Na verdade, isso é só o básico que o seu estabelecimento deve fazer.
E sabe por quê? Porque você precisa se preocupar com toda a experiência do cliente em seu restaurante, desde quando ele é recepcionado por um atendente até o momento em que ele vai embora.
Cada etapa precisa ser muito bem pensada e executada.
Por exemplo, o ambiente precisa ser agradável, o atendimento precisa ser bem feito, os pratos servidos precisam ser de qualidade e assim por diante.
Cada ponto desse conta para uma experiência positiva (ou negativa) do seu consumidor.
Dica 7: marketing digital
Por fim, a última dica que temos para você é: invista em marketing digital.
Hoje, as pessoas estão muito mais conectadas e elas acessam a internet para praticamente tudo – inclusive, para encontrar bons restaurantes para comer.
Portanto, ao abrir um restaurante, não deixe de investir na presença digital dele.
E para isso, é interessante ter um bom site, um perfil no Instagram, uma página no Facebook e até mesmo um blog ou um canal no YouTube.
Assim, o seu restaurante estará onde as pessoas estão e, as chances dele ter mais alcance, visibilidade e engajamento, serão muito maiores!
E então, pronto para abrir o seu restaurante agora? As dicas que apresentamos foram úteis para você? Deixe um comentário abaixo e, caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe-o para ajudar mais pessoas. Até a próxima!