Seja qual for o tipo de vendas, B2B (Business to Business – venda para empresa) ou B2C (Business to Customer – vendas para o consumidor), sempre queremos aumentar a produtividade e o lucro do nosso negócio, o que implica em aumentar as vendas.
Especialmente nesse mundo pós pandêmico, todos os vendedores, de lojistas a chefes de departamento, precisam se reinventar, aprimorando seu comércio e suas táticas de venda, mas muitos esquecem das ferramentas básicas ou não sabem utilizá-las da maneira correta.
Vamos rever como essas ferramentas podem favorecer seu negócio e aprender novas para atrair ainda mais clientes.
Dicas para vender mais em 2022:
1- Não tenha medo de investir no marketing
O marketing de uma empresa é uma ferramenta básica que poucos sabem utilizar. Ele é fundamental para que elas cresçam, principalmente as pequenas, já que é ele quem divulga e monta o nome do seu negócio, por meio de informações compartilhadas a seu respeito ou da empresa, com o intuito de gerar engajamento com o público. Investir num bom marketing é investir no futuro da sua empresa.
Há diversas maneiras de como desenvolver o marketing, você pode intensificar os investimentos já existentes, ou pode implantar novas ações. Mas algo que você com certeza deve investir é no marketing digital, que inclui blogs, redes sociais, um site próprio da sua empresa, o SEO (otimização para mecanismos de busca) que aumenta a visualização de suas páginas, CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) que proporciona a publicação de conteúdos sem necessariamente possuir conhecimentos técnicos, canais no YouTube, e ainda o Marketing digital proporciona plataformas como o Google Ads, que permite você fazer propagandas do seu negócio nas páginas do Google.
Por exemplo, se sua empresa comercializa estetoscópios, jalecos e produtos similares, você pode utilizar o YouTube Ads e fazer essas propagandas antes de vídeos de canais no YouTube para médicos.
2- Analise a necessidade do seu público
Determinar e estudar seu público-alvo é fundamental para conseguir o envolvimento de clientes em potencial, e consequentemente aumentar suas vendas. Depois de estipulado o público, crie Personas (ferramenta do marketing digital), que são perfis baseados em pessoas reais, mas funcionam como um personagem com uma definição específica, que é considerado um comprador ideal para seu produto.
Por exemplo, se seu público-alvo for gerentes de marketing entre 30 e 45 anos com uma renda de no mínimo 15.000 reais, você pode criar uma persona chamada Diego, de 37 anos, que é gerente de marketing em uma grande empresa e recebe 25.000 reais. Ele gosta de Jazz e Blues, passa o tempo livre com sua família e está conectado a todas redes sociais. Isso torna mais fácil realizar campanhas e alcançar novos clientes.
Outra ferramenta importante na hora de interagir com os consumidores é o CRM (Gestão de Relacionamento ao Cliente). É um software responsável pela eficácia do relacionamento e comunicação entre a empresa e os clientes, sejam eles atuais ou potenciais.
Entre as muitas funcionalidades do CRM podemos destacar o cadastro de clientes, o registro de interações e dos últimos contatos feitos com a empresa, de suas preferências e gostos e também o fato de que o ele mostra quando deve ser feito um follow up com os clientes.
3- Faça parcerias com outras lojas/empresas
Fazer parcerias com empresas que vendem produtos relacionados ao seu, e não semelhantes (para não gerar mais concorrência), é uma grande oportunidade para ampliar sua carteira de clientes. Isso porque os clientes da empresa amiga passam a conhecer o seu negócio, e naturalmente ficam dispostos a dar uma chance ao seu negócio devido a confiança que tem na empresa parceira.
Para começar, algumas ideias interessantes são: aparecer juntos nas redes sociais, fazendo divulgação do negócio parceiro ou conceder descontos para quem já é cliente das empresas na parceria.
Porém é necessário cuidado ao escolher uma empresa parceira, já que os nomes dos negócios ficarão vinculados. Se a empresa cometer um erro de qualquer forma, com os clientes, no financeiro ou no interno, é o nome da sua empresa que acaba sendo prejudicado junto. Então atenção para não acabar fazendo parceria com uma empresa que não divide dos seus ideais.
4- Faça promoções e ofertas
Outra maneira de incentivar seus clientes a comprarem mais é oferecendo promoções ou descontos. Tal devido que quando se cria cupons, vouchers e promoções do tipo “leve 3 pague 2” ou “frete grátis”, acaba-se gerando um estímulo para o cliente que não tinha pressa para comprar.
Há diversos jeitos diferentes para encorajar o cliente a comprar por meio de ofertas, como o desconto progressivo, que incentiva o consumidor a comprar mais itens para obter um desconto maior. Ou ainda um sorteio em suas redes sociais, que leva mais pessoas a conhecerem seu negócio além de agradar aqueles que já são fregueses.
Tal como uma loja de Óleos Essenciais, que pode fazer uma promoção como “Na compra de um vaporizador de ervas, ganhe duas amostras de óleos!”, ou ainda um sorteio de um vaporizador de ervas para seus clientes que compram suas essências.
5- Crie uma estratégia de valores
Tão importante quanto criar ofertas é ter uma estratégia de preços, também conhecida como pricing, que visa que cada produto do seu negócio esteja no valor ideal: acessível para os clientes e mantendo o valor da oferta em relação à concorrência.
Para montar a sua estratégia de valores é preciso conhecimento sobre o mercado e sobre precificação de produtos.
6- Não se esqueça do pós-venda
O tão famoso follow up não deve ser feito apenas durante o processo de compra, mas também depois da venda já realizada. Isso demonstra que sua empresa tem reais preocupações com o cliente e torna mais provável que ele volte a comprar com você, e ainda indicar o seu negócio a um amigo.
Essa tática trabalha o relacionamento com o cliente, que é uma das etapas de venda necessárias para a recorrência do mesmo de comprar com você.
Para fazer esse acompanhamento pós-venda existem várias formas, como perguntar como está o uso do produto vendido ou mandar promoções e novidades a sua loja. E ainda mandar mensagens de felicitações como no dia das mães ou no dia dos pais.
7- Tenha um sistema de recuperação de clientes
Apesar de ter ficado por último, essa dica não é a menos importante. Recuperar clientes antigos do seu negócio pode fazer uma grande diferença. Mas para isso, você vai precisar entender qual foi o motivo que deixou o cliente inativo. Seja a falta de qualidade do produto ou serviço, a falta de necessidade ou dinheiro, ou ainda que a pessoa não tenha muita lembrança da sua marca. E depois de compreender o que levou o cliente a parar de comprar lá, você pode melhorar esse aspecto no seu negócio, e mostrar para o cliente que sua loja se preocupa com a experiência dele lá.
Por uma ação de oferecer um desconto de 10% via e-mail marketing por exemplo, para clientes que não compram na sua loja há 6 meses, você pode resgatar esses consumidores e expandir ao máximo sua carteira de clientes.