6 Competências que todo profissional da área industrial precisa ter

6 Competências que todo profissional da área industrial precisa ter

O conhecimento técnico, que advém da junção entre teoria e prática, é uma dessas competências.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a 2023, a indústria tem o segundo melhor desempenho entre os cinco setores, tendo criado 95.964 vagas de trabalho formal até o mês de abril.

Esses números ressaltam a importância da indústria como área de grande potencial para criação de empregos. Para quem pretende ingressar nesse meio, porém, é preciso entender mais que os tipos de equipamentos industriais existentes.

Hoje vamos falar de algumas atribuições que um profissional da indústria deve ter em seu currículo e o porquê de cada uma delas. A ideia é que você, que deseja entrar nesse nicho, esteja preparado para o que, geralmente, é exigido nesse ambiente.

Como se destacar no setor industrial?

O setor industrial abrange uma série de atividades e funções: operador de máquina, gerente de produção, supervisor de linha, apontador da produção, gerente de projetos, controller (controlador), etc. Tudo vai depender do tipo de indústria e dos produtos que são desenvolvidos.

Agora, de maneira geral, existem algumas competências que fazem toda a diferença para quem deseja ingressar com o pé direito nesse setor tão importante para o desenvolvimento do Brasil. Confira a seguir quais as principais atribuições que todo profissional da indústria deve ter.

Conhecimento técnico

É impossível falar de trabalho dentro de uma indústria sem falar de conhecimento técnico, pois as duas coisas estão intimamente conectadas. Inclusive, isso também vale para os demais setores, apesar de ter um peso maior no industrial.

O conhecimento técnico nada mais é do que a união entre os saberes teóricos e práticos que são aprendidos pelo profissional durante a sua jornada. Essa espécie de “bagagem” é um diferencial e tanto para quem deseja atuar na indústria.

Habilidades práticas

Outro aspecto que também precisa ser considerado é a habilidade do profissional na hora de colocar a mão na massa. Isso vai ser percebido no momento em que o sujeito tiver que manusear diferentes tipos de equipamentos, por exemplo.

Nesse sentido, é importante que haja um esforço por parte do trabalhador no sentido de desenvolver aquilo que é exigido pela empresa – algo que, na grande maioria dos casos, é obtido por meio de muito treino e repetição.

Flexibilidade

Principalmente quando estamos ingressando no mercado de trabalho, é preciso ter flexibilidade na hora de encontrar um emprego. No setor da indústria, isso não poderia ser diferente.

Portanto, tente ser flexível para poder atuar em diferentes funções da melhor maneira possível. Isso pode mostrar o quanto você está interessado no ramo e pode abrir portas no futuro para cargos melhores.

Raciocínio rápido

Imagine que você acabou de chegar no seu ambiente de trabalho e a empresa está enfrentando uma crise. O que você pode fazer? Quais as medidas para “apagar o incêndio”? 

Tais ideias e ações só podem ser tomadas caso você tenha um raciocínio rápido, outro fator de grande importância dentro de uma indústria. Lembre-se que, por mais que haja planejamento e cuidado, acidentes podem acontecer, por exemplo, exigindo decisões ágeis, mas corretas.

Gerenciamento logístico

A organização é uma característica básica para o bom desempenho na maioria das atividades de maneira geral. No caso de um setor como a indústria, isso pode ser percebido através do bom gerenciamento de questões logísticas.

Há uma série de funções que demandam esse tipo de aptidão, tais como organização do cronograma de entregas, gestão do estoque, emissão de notas fiscais, pagamento de impostos, transporte de matérias-primas, etc.

Boas relações

Por último, mas não menos importante, é preciso que o profissional que pretende atuar no setor industrial esteja disposto a criar boas relações dentro do seu ambiente de trabalho – até porque, nesse meio, ninguém trabalha sozinho.

Ter empatia, cordialidade e atenção com os colegas é algo que faz toda a diferença e mostra quem você é na empresa. Não se trata de bajular as pessoas e fazer elogios falsos para obter alguma vantagem, mas sim estabelecer relações respeitosas com todos ao seu redor.