Não há como ignorar as tendências de marketing digital, nem mesmo contestá-las. Isto porque sua eficácia é extremamente poderosa. Um bom marketing executado pode promover o atendimento a todos os critérios necessários de negócios, aumentando as demandas de serviços ou produtos oferecidos.
Há um crescimento gigante em relação a influência digital, ainda que já tenha obtido o alcance do topo. Por isso, as principais tendências de marketing digital de 2020 que não podem passar despercebidas pela sua empresa estão logo abaixo!
1. Mudanças do perfil em relação ao público de cada rede
É importante lembrar que o Facebook permanece sendo a principal rede social do mundo. O que impressiona, atualmente, é que 41% do público que está usando essa mídia tem mais que 65 anos.
Desse modo, em relação ao marketing sênior, o Facebook é, com certeza, a plataforma que mais se destaca! A questão oposta é que, em relação aos jovens, há uma queda constante de sua popularidade. Isso significa que há mudanças do perfil dos públicos dessa e de várias redes, que o marketing precisa prestar atenção!
2. Conteúdo de qualidade ainda é importante
Não importa qual seja a rede social, sites responsivos ou o público pretendido, bem como a estratégia: vídeo, podcast, texto etc. O conteúdo precisa apresentar qualidade e relevância para a persona.
Marketing de conteúdo permanece se destacando como um constituinte fundamental. Qualidade continua importante, porém, neste momento, as tendências do conteúdo se relacionam mais ao interesse em fazer uma investigação mais profunda do destinatário almejado.
Compreender isso de modo mais a fundo e sofisticado do mercado pretendido, bem como a capacidade de alcançar o mercado com precisão é um tipo de tendência que cresce no marketing que preza pela eficácia.
3. Chatbots dominarão as estratégias de marketing!
É isso mesmo. A tecnologia dos chatbots, que são sistemas para um atendimento virtual, poderão dominar as estratégias de um bom marketing. Isto porque, há a comunicação dessa inteligência artificial com usuários, auxiliando-os a concluir objetivos dentro da empresa.
Esses chatbots realizam a interação com as pessoas de modo muito natural, ainda mais quando acontece por meio de janelas de chat. Contudo, há a possibilidade, também, de interação verbal.
Praticamente tudo, desde os relatórios de meteorologia até funções automatizadas de suporte ao usuário e cliente, pode ter uma manipulação simples e fácil pelo sistema chatbot.
4. Vídeos em tempo real
Os vídeos em tempo real são uma das tendências de marketing digital que não podem passar despercebidas. Ainda que os vídeos sejam ferramentas infalíveis e de muito valor, a ascensão quanto ao marketing, é o vídeo ao vivo.
Isso se deve, basicamente, ao número gigante de atividades streaming e de suportes que permitem que o vídeo seja transmitido ao vivo, quanto a uma diversidade de conteúdos.
Há muita relevância para o marketing digital, inclusive, ainda mais em combinação com o mercado de influencers.
5. Interatividade por voz
Em razão dos sistemas Siri, Alexa e Google, bem como uma diversidade de dispositivos smart, toda a interação por voz com estes dispositivos permanece maior. Os argumentos verdadeiros sobre isso é que o ato de falar é um dos modos mais preferidos dos humanos para interação.
Hoje, as máquinas continuam refinadas pelo seu modo de pesquisa, compras e descoberta de novidades. Contudo, há desafios específicos: a realização de uma pesquisa ao falar, por exemplo, traz diferenças entre a digitação de uma busca, ainda mais quando estamos avaliando resultados.
Basicamente, ao unir todas essas tendências, a empresa pode usufruir de melhores resultados e experiências quanto ao desempenho dos negócios! Investir em marketing digital é sempre muito positivo para quem está empreendendo, de alguma forma.