5 profissões em alta para 2023

5 profissões em alta para 2023

Se está pensando em recolocação no mercado, veja as tendências para o próximo ano.

Já ouviu falar sobre upskilling ou reskilling? Com todas as transformações que vêm ocorrendo no mercado de trabalho, sobretudo após a pandemia, muitos profissionais tiveram de mudar de área ou se atualizar para manter o emprego.

O digital tomou conta dos mais diversos setores. Assim, quem não conseguiu se adaptar, terá sérios problemas, pois o mercado está aquecido. Estudos apontam que transformações previstas a partir de 2024 já aconteceram e estamos contra o tempo.

Profissionais de alta performance em Marketing Digital, cibersegurança e outras áreas em ascensão estão sendo requisitados, e a especialização é fundamental. Para além disso, proatividade, versatilidade e resiliência devem estar no pacote.

É preciso estar atento às mudanças

Muitas empresas vêm mudando suas culturas, aderindo ao trabalho híbrido ou remoto e buscando novas formas de motivar seu time e, consequentemente, sua produtividade.

O upskilling serve para você, que segue no mesmo cargo, mas precisa aprender a lidar com novas estruturas, aplicações e softwares, que transformaram a maneira como vinha executando suas funções até então.

O reskilling está para quem perdeu o cargo, pois sua função se tornou obsoleta, extinguiu-se ou foi substituída por algum processo automatizado. Com essa estratégia, o trabalhador é realocado para um novo cargo ou área, aprendendo o necessário.

O isolamento social mudou também a forma como o empregado se relaciona com o trabalho. As pessoas têm buscado mais flexibilidade e estão abandonando empresas que ainda são arcaicas ou vivem fiscalizando seus times, em vez de confiar.

A procura por qualidade de vida e saúde mental tem sido um dos principais motivadores que têm feito as pessoas mudarem de área. 

Todas as duas situações, a da busca pessoal ou a necessidade de adaptação ao novo mercado, têm movimentado as profissões.

Se você se enquadra em alguma das duas categorias, veja como turbinar sua vida profissional com os cargos que estarão no auge em 2023.

Cientista de dados

Que dados são o novo petróleo, isso já não é mais novidade. Mas como as empresas têm tratado seus dados? Qual a estratégia por trás do negócio? Que dados são relevantes e precisam ser analisados?

Diariamente, dados de bilhões de pessoas no mundo são captados de diferentes formas. Ter um cientista de dados em uma empresa é fundamental, principalmente se tiver a estratégia como norte, para que seu trabalho seja eficaz.

Essa é uma profissão que está em alta há muito tempo e tende a crescer cada vez mais, com ótimos salários a depender da senioridade.

Desenvolvedor de negócios de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) está presente em muitos campos, inclusive em recursos humanos. Ela vai muito além dos assistentes virtuais e hoje automatiza muitos processos internos e externos.

Quando se usa a IA incorporada à estratégia de negócios, resultados mais efetivos e análises mais apuradas e certeiras podem ser alcançados, economizando tempo.

Tech recruiter

A área de tecnologia é gigante e abarca diferentes funções. Não existe um time de TI que faça tudo, é preciso conhecer a especialidade do profissional, para que ele seja alocado em uma vaga na qual realmente possa se desenvolver.

O Tech Recruiter conhece a área de tecnologia, por isso é capaz de contratar alguém com mais assertividade, compreendendo as necessidades da empresa e o que o candidato realmente tem a agregar.

Analista de inteligência de mercado

Na área do marketing, esse profissional vai usar os dados coletados e vai incorporá-lo às estratégias de venda e comunicação.

Ele será responsável pela extração de insights, prevendo riscos ou captando leads para gerar vendas e oportunidades de negócios.

Professor on-line

Com a necessidade de reskilling e upskilling, a busca por lifelong learning tem crescido bastante, principalmente entre cargos de liderança.

Devido à falta de tempo desses profissionais, cursos e aulas on-line têm sido cada vez mais requisitados. 

Profissionais de marketing, tecnologia e idiomas têm dado aulas assíncronas e síncronas em diferentes plataformas. Se você tem o que ensinar e está cansado do que faz hoje, ou apenas almeja mais um meio de atuação, esse é um caminho.

“Mas já existem muitos professores no mercado”. Sim, por isso essa é mais uma desafiadora profissão que vem colocar à prova sua capacidade de reinvenção, inovação e sensibilidade ao que o mercado precisa.