O mercado está cada vez mais competitivo e entre as estratégias mais eficientes está contar com parceiros. Veja aqui como fazer parcerias de sucesso para o seu negócio!
Se você quer sobressair em relação à concorrência, precisa investir em diferentes tipos de estratégias. Entre as possibilidades que trazem mais resultados, estão as parcerias. Porém, é preciso fazer parceria com empresas que podem somar ao seu negócio.
Assim, poderá conquistar maior alcance de seu público alvo, fazendo com que a sua empresa se destaque no nicho de atuação. Fora que esse tipo de ação contribui na redução de custos, já que permite aumentar as vendas sem grandes esforços.
Mas, como fazer uma boa parceria? Confira algumas dicas!
Parcerias de sucesso: como acertar na escolha dos parceiros de negócio?
1. Os parceiros precisam complementar seu negócio
Ao escolher seus parceiros, selecione os que podem agregar ao trabalho desenvolvido pela sua empresa e que você também possa agregar ao dele. Por exemplo, se o seu nicho é voltado a seguros (veículos, casa, vida e outros) e convênio médico, veja a possibilidade de fazer parceria com as melhores operadoras de planos de saúde e seguradoras, além de corretores.
Se possui uma clínica de pilates, pode fechar parceria com lojas de itens e suplementos, dispondo assim, de descontos aos alunos. Tenha em mente que a parceria deverá complementar o seu negócio e não competir.
2. Identifique as necessidades dos seus clientes
Assim como quando você foi abrir a sua empresa fez um estudo sobre o mercado de atuação, deve seguir com o mesmo processo ao pesquisar por parceiros. Afinal, é preciso analisar quais são as necessidades do seu público e oferecer além do que eles buscam encontrar na sua empresa.
Considere quais são essas necessidades e faça uma lista do que não tem, diretamente, a ver com os produtos ou serviços que você vende. Mas, atente-se em relacionar ao seu nicho como um complemento e encontre as empresas que podem suprir essas necessidades.
Os clientes estão cada vez mais prezando por empresas que oferecem além do que eles buscam. Afinal, é muito mais cômodo comprar tudo o que precisa em um só lugar e isso enriquece a experiência do cliente, fazendo-o voltar a comprar com você.
Imagine um fotógrafo que, além de fazer as fotos, possui parceria com maquiadores, cabeleireiro, manicure e pedicure. Ambos os parceiros vão indicar os serviços um do outro e todos saem ganhando.
3. Defina ideias e objetivos
É muito importante que você tenha em mente quais são os seus reais objetivos com determinados tipos de parceiros. Além disso, lembrar essa parceria deve agregar benefícios para ambos os lados.
E para alcançar esse objetivo, trace um planejamento de ideias que devem ser colocadas em ação. Foque em identificar todos os pontos para que ambas as empresas não percam tempo.
4. Fique atento ao retorno
A mensuração de resultados é fundamental para definir uma parceria de sucesso para o seu negócio. Portanto, analise o que deu certo ou não, se você conseguiu atingir as metas, se foi como o esperado e, em geral, qual resultado obteve com seus parceiros.
Assim, conseguirá definir o que pode melhorar, se deverá manter ou não determinado parceiro, entre outros. Para mensurar os resultados, considere: ROI (retorno sobre o investimento), elogios ou reclamações dos clientes, custo, índice de visitantes nas redes sociais, engajamento dos clientes e outros.
5. Deixe claro como vai funcionar a parceria e tenha paciência sobre o retorno
É essencial fazer uma reunião e definir o que ambas as empresas terão que fazer para obter resultados por meio da parceria. Estabeleça um plano de ação e estipule o que poderá ocorrer caso uma das partes descumprir as regras, bem como as recompensas ao cumprir as metas.
Tenha em mente que no início da parceria não será possível obter os resultados esperados e que isso não deve ser razão para cancelar o acordo. Além disso, conforme o nicho de atuação da sua marca, ofereça treinamento para a equipe para que possam falar sobre os seus produtos e serviços.
Então, preparado para fechar parcerias de sucesso para o seu negócio?
Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no PlanoDeSaude.net.