5 ferramentas de melhoria contínua que farão do seu negócio um sucesso

Algumas ferramentas para melhoria contínua da sua empresa são bem simples e eficazes de usar. Confira neste conteúdo!

Usar ferramentas de melhoria contínua é fundamental para qualquer negócio. Afinal de contas, empresas que permanecem as mesmas tendem a ser deixadas para trás.

Mas é importante escolher bem quais são essas ferramentas. Existem várias no mercado, mas seu negócio não precisa adotar todas elas.

Na verdade, é importante entender como cada uma pode beneficiar sua empresa e adotar apenas as que façam sentido. Continue lendo para conhecer algumas.

Melhores ferramentas de melhoria contínua para o seu negócio

A seguir, apresentamos 5 ferramentas que podem ser de ótima ajuda para melhoria contínua da sua empresa. Veja!

1. Lean

O Lean é um dos métodos de melhoria contínua que seu negócio pode adotar. Seu principal objetivo é entender quais são os desperdícios de uma empresa, e então definir soluções para eliminar esses gastos.

Podem ser vários tipos de desperdício. De dinheiro, de atividade, de colaboradores e por aí vai. Entender quais são eles e corrigi-los agrega valor às atividades de um negócio e tende a melhorar os seus resultados.

Para adotar este método, é preciso ter atenção aos dados sobre a empresa. Assim, as decisões podem ser baseadas em informações concretas. Outra coisa é contar com o envolvimento próximo dos colaboradores, pois o trabalho em equipe é fundamental para melhoria contínua.

2. Diagrama de Ishikawa

Este diagrama tem como objetivo diagnosticar causas e efeitos dos processos e problemas nas empresas. Para isso, ele lista 6 Ms que devem ser analisados para entender o que está acontecendo no negócio.

Dessa forma, você pode perceber que o problema na empresa tem como causa:

  1. Método;
  2. Material;
  3. Mão de obra;
  4. Máquina;
  5. Medida; ou
  6. Meio ambiente.

Com esse método de melhoria contínua, então, é possível reconhecer a raiz das situações que têm trazido prejuízos ao negócio. Esse entendimento é o primeiro passo para fazer as mudanças necessárias.

3. Ciclo PDCA

Já o ciclo PDCA trabalha com quatro etapas. Primeiro, “Plan” (planejar), criando um plano de ação para as melhorias necessárias ou resolução dos problemas.

Em seguida, vem o “Do” (que em inglês significa fazer). Depois, “Check” (ou seja, analisar os resultados da ação). E por último, “Act”, que significa agir. Ou seja, corrigir as estratégias que não deram certo em um primeiro momento, para então recomeçar o ciclo PDCA.

4. BPM 

O método BPM significa Business Processes Management. Quer dizer, gerenciamento de processos de negócios, em português.

Seu principal objetivo é entender qual a melhor forma de realizar os processos de uma empresa. Então, mesmo que eles tragam bons resultados hoje, o BPM entende que há formas de conquistar maior eficiência e eficácia. Então, esses modos devem ser analisados e aplicados.

Para isso, é preciso passar por uma etapa de mapeamento do que acontece atualmente no negócio. Então, torna-se possível entender os gargalos dos processos.

Logo depois, vem a etapa de redesenho das etapas, buscando que elas se tornem ainda mais eficazes. Então, esse novo fluxograma é aplicado, e depois analisado novamente, para que os resultados sejam aprimorados de novas formas.

5. Matriz BASICO

Outra ferramenta de melhoria contínua que você pode aplicar no seu negócio é a BASICO. Ela funciona para priorizar problemas e projetos. Por isso, organiza o que precisa ser feito, para que os processos não “se atropelem” e nada acabe sendo realmente feito.

Na hora de adotar essa ferramenta, é preciso analisar as situações com base em 6 conceitos. Assim, você poderá definir o que é prioridade segundo eles. Os conceitos são:

  1. Benefícios;
  2. Abrangência;
  3. Satisfação do cliente interno;
  4. Investimento;
  5. Cliente; e
  6. Operacionalidade.

Como falamos antes, todas essas ferramentas podem ser interessantes para os negócios. O que não significa que todas são interessantes para o seu negócio.

Ou seja, vale a pena analisar se o que sua empresa precisa é atendido por uma ou outra forma de fazer. Assim, você poderá focar esforços e aumentar as chances de sucesso da melhoria contínua do negócio.