5 dicas para quem quer criar uma startup de sucesso

5 dicas para quem quer criar uma startup de sucesso

Cada vez mais frequentes no cenário econômico, as recentes startups têm ganhando espaço e credibilidade no meio empresarial investindo em um modelo de negócio ao redor de produtos e serviços, digamos, incertos. Mas criar uma nova startup completamente do zero não é nada fácil. Um dos principais obstáculos de quem pretende investir nesse tipo de negócio é justamente encontrar uma boa ideia que possa ser explorada pela empresa. E as ideias que dão origem a elas são as mais variadas possíveis: desde as que se dedicam a desenvolver tecnologia de energia solar a outras mais simplórias, como a The Friend Theory, que encontra amigos de amigos para hospedagem durante viagens.

 

Se você quer criar sua própria startup, mas ainda não conseguiu pensar em uma boa ideia de negócio, aqui estão cinco dicas que podem ajudá-lo(a):

 

#1 – LEIA MUITOS, MUITOS LIVROS

Nenhuma boa ideia, dizem, surge no nada. Se você deseja criar sua própria startup de sucesso, é melhor começar a se debruçar sobre quantos livros puder ter acesso, desde os que falam diretamente sobre o tema quanto de outros que podem ensinar você a, por exemplo, gerir um negócio próprio com maestria, relacionar-se bem com clientes, criar produtos atraentes e mais. Quem sabe dessas leituras não surge também uma boa ideia de negócio que você possa aproveitar para dar o pontapé inicial na sua startup?

 

#2 – LEIA NOTÍCIAS E INFORME-SE

“A necessidade é mãe da invenção”, disse sabiamente o filósofo Platão. Em outras palavras, tendemos a ser mais criativos quando precisamos solucionar um problema, seja ele qual for. E se você pretende criar uma startup de sucesso com o objetivo de atender uma demanda específica, é importante conhecer quais são as necessidades de seu público-alvo. Como fazer isso? Simples: procure manter-se constantemente informado com notícias, matérias, reportagens e afins que denunciam problemas e necessidades.

 

#3 – CONVERSE COM MUITAS PESSOAS

No processo de criar uma startup de sucesso, talvez tão importante quanto informar-se sobre as necessidades e problemas das pessoas por meio de notícias e livros para encontrar uma maneira de solucioná-las seja, simplesmente, conversar com muitas pessoas. Ou seja, sair apenas da teoria e procurar ver como as coisas funcionam na prática. Pergunte para alguém, por exemplo, do que ela sente falta em determinado serviço ou como ela acha que poderia ser melhorado. Aprenda a escutar o público-alvo.

 

#4 – SE FOR POSSÍVEL, VIAJE MUITO

Muito mais do que “apenas” nos ajudar a relaxar e visitar lugares fora do nosso cotidiano, viajar pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora no sentido de nos ajudar a experimentar realidades diferentes e que possam abrir nossos olhos para novas ideias e inspirações. É óbvio que ninguém que deseja ter sua própria startup de sucesso é obrigado a fazer dezenas de viagens, mas aproveitar aquelas férias de final de ano para “sair da bolha” pode render bons frutos num futuro não tão distante assim.

 

#5 – SUBMETA SUA IDEIA A SUGESTÕES

Empreendedores com boas ideias de startups na cabeça precisam tanto de críticas de terceiros quanto os melhores autores do mundo precisam de editores. Expor sua ideia para ser analisada por outra pessoa pode ser assustadora, mas é necessário, acredite. Daí a importância de submetê-la a alguém de sua confiança, que tenha a capacidade e a responsabilidade de analisar o assunto de um ponto de vista neutro e que seja capaz de tecer críticas, comentários e sugestões que contribuam para o amadurecimento da ideia.

Deixe uma resposta