O universo da franquia é uma das opções mais seguras de investimento para profissionais que desejam entrar para o mundo do empreendedorismo. Segundo relatório de desempenho do 1º Trimestre de 2022 da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o resultado do faturamento das franquias neste período foi R$ 188.568 MI, com uma taxa de crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2021. Tal resultado é apontado pela ABF como um cenário de recuperação, uma vez que o resultado de 2021 foi negativo. Já o crescimento em relação a 2020 foi de 4,4%.
Os setores que tiveram maior crescimento nas operações de franquia, foram os segmentos de Serviços, que sozinho acumulou o resultado positivo de 12,8%, seguido pelo ramo de Moda com o valor de 11,4% e Saúde, Beleza e Bem-Estar com o resultado de 8,7%.
“A segurança do negócio por todo o suporte que se recebe em negociação, treinamento, marketing e os bons índices do mercado colocam a franquia como uma opção de investimento muito segura”, destaca Odilon Neto, fundador da QÓculos, rede de franquias de óculos de sol e de grau.
Neto comenta que quem planeja abrir um negócio nesse modelo conta com a expertise do franqueador, um plano de negócios estruturado e um planejamento mais assertivo. Além disso, tem várias opções de marcas consolidadas e nos mais diferentes ramos de atividades.
Pensando em ajudar os investidores a adquirirem uma franquia, no segmento de saúde, beleza e bem-estar, de forma segura, Odilon, que está no segmento há mais de 20 anos, preparou cinco dicas:
1. Pesquisar
Antes de assumir uma franquia, o investidor deve fazer uma análise do negócio. Não basta escolher a mais lucrativa. É preciso avaliar a compatibilidade da atividade com o perfil de empreendedor.
2. Planeje os investimentos e os lucros
É preciso ter capital suficiente para iniciar e para manter a operação até que ela se torne rentável. O risco de gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento. Por isso é importante ter cuidado para administrar seu negócio sem prejudicar a saúde financeira da franquia.
Apesar dos riscos serem reduzidos e da franqueadora dar estimativa do prazo de retorno do investimento, lucro e faturamento, muito do sucesso e da lucratividade depende exclusivamente do franqueado. Por isso, começar um negócio pensando apenas no quanto receberá de volta, pode ser um caminho perigoso a trilhar.
O franqueado precisa estar atento a toda operação da sua unidade, compreendendo seus números, funcionários, de forma completa, para ajudar também nas tomadas de decisões. Afinal, cada franquia é única.
3. Contato com outros franqueados
Conversar e estudar outras pessoas que investiram no mesmo segmento que você e que já criaram uma experiência no assunto, pode ser uma ótima ajuda para tirar algumas dúvidas e até receber conselhos antes de realizar seu próprio investimento.
4. Entenda o suporte
Toda rede oferece um sistema de suporte para novos franqueados, tudo com intuito de ensinar aquele novo empresário como lidar com a administração da sua franquia. Contudo, a frequência e o modo desse suporte podem ser diferentes para cada franqueadora, por isso, pesquise e entenda qual a melhor opção, pois isso também faz toda a diferença para alcançar o sucesso.
5. Não se esqueça dos concorrentes
Fique atento à concorrência ao redor do seu ponto comercial. Analise os pontos fortes e os pontos fracos deles, e compare com os seus. Nem sempre um concorrente por perto é negativo, ele pode ser um grande gerador de tráfego que pode beneficiar a sua loja. Se o seu negócio tiver bons atrativos, poderá se beneficiar do fluxo de pessoas que esse concorrente propiciará.
Esse público perceberá o seu diferencial e, certamente, irá querer conhecer o seu negócio. Aí dependerá só de você (loja limpa, bem cuidada e iluminada) e dos seus colaboradores (atendimento cordial, atencioso e com as palavras-chave, bem-vindo, em que posso ajudar, posso sugerir, obrigado por ter vindo e volte sempre, entre outros).
“Com essas dicas fica fácil compreender a melhor maneira de agir antes e após investir em uma franquia. Seguindo esses passos, o investidor terá mais confiança e se tornará um franqueado de excelência, fazendo valer o papel que o Brasil representa, como um dos países com mais empreendedores no mundo”, finaliza o fundador Neto.