Empreendedores de todas as áreas precisam de dicas para evitar problemas com a Anvisa. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária trabalha com mais do que apenas a fiscalização de restaurantes e estabelecimentos alimentícios de todos os tipos, mas também com uma série de áreas que incluem até mesmo a importação de produtos e insumos para dentro do nosso país.
Portanto, sua empresa pode acabar se envolvendo com a Anvisa mesmo que você sequer imaginava que isso seria possível, em uma compra inocente de uma semente para o agronegócio ou na utilização de algum tipo de remédio, pesticida ou outro tipo de material que pode ser controlado pela agência. Até mesmo a aplicação de vacinas é regulada atualmente pela Anvisa.
Se você quer garantir que a sua empresa funcionará sem problemas ou multas, confira abaixo algumas dicas para evitar problemas com a Anvisa!
5 dicas para evitar problemas com a Anvisa
1. Entenda as particularidades de toda a sua cadeia de produção
Ter uma empresa não é fácil. Ter um negócio e seguir todas as regras é ainda mais difícil, uma vez que existem detalhes muito específicos na cadeia produtiva e isso influencia de maneiras que, em muitos casos, nós sequer conseguimos entender.
Por exemplo, suponha que você tenha uma hamburgueria. Seu principal lanche é um pão com hambúrguer, bacon, uma rodela de cebola frita, alface, tomate e um creme especial.
Dentro desse único pedido, existem cadeias produtivas inteiras que você sequer pode ter noção da complexidade. Pense no bacon, por exemplo. Ele vem de um porco criado em uma fazenda local, muito provavelmente. Será que esse porco foi tratado com remédios que estão no registro de medicamentos Anvisa? Se não, pode ser que ele tenha uma doença, que passe para a carne e para o consumidor. De repente, um lote de insumo pode contaminar uma série de clientes e você pode ter problemas.
Por isso, é importante entender cada detalhe de cada processo de sua cadeia de produção. Assim, você consegue identificar os problemas em potencial e criar ações que vão resolver ou mitigar os riscos.
2. Confira as legislações que afetam sua empresa
A Anvisa não faz somente a fiscalização de Vigilância Sanitária padrão que vemos na TV. Ela também segue uma série de passos e verificações que afetam sua empresa de modos que você, talvez, sequer imagine.
Por isso, é importante começar a conhecer os potenciais cenários em questão e entender quais são os problemas que podem ser gerados com a agência. Portanto, leia a legislação ou peça a um advogado especializado por uma consultoria para que o seu empreendimento esteja preparado para cumprir o que a lei pede.
3. Acompanhe sempre novas resoluções, dicas e conteúdos da Anvisa
Além da legislação em vigor, existem resoluções da Anvisa que têm força de lei, ou seja, devem ser cumpridas. O mesmo vale para normas, diretrizes e outros materiais publicados pela agência.
Por isso, é importante acompanhar aquilo que é despachado pela Anvisa, especialmente as novidades relacionadas ao seu setor. Isso garante que você esteja sempre em pé de igualdade com o que a agência pede e possa organizar-se com agilidade assim que uma nova exigência surgir.
4. Faça um curso para entender como colocar as normas em prática
Saber qual é o requisito que a Anvisa pede é uma coisa. Entender como colocá-lo em prática do jeito certo é outra.
Por causa disso, vale a pena fazer cursos especializados na sua área para aprender como colocar as normas da agência em prática. Esses materiais devem ser sempre atualizados e contam com exemplos práticos do que deve ser feito. Basta entender o que cada resolução ou norma pede, porque ela existe e o que você precisa fazer para cumprir o exigido.
5. Tenha uma postura proativa dentro da sua empresa
Um segredo vital para evitar problemas com a Anvisa de forma consistente é ser proativo. Ou seja: não esperar que o fiscal apareça para apontar o que está errado, mas fazer auditorias internas, estabelecer protocolos e processos de ação para resolver problemas com antecedência.
Pense em qual o objetivo da legislação e procure por formas para se antecipar ao problema. Por exemplo, para muitos negócios existem normas básicas de ventilação no estoque de insumos. Isso serve para evitar o acúmulo de gases nocivos, melhorar a qualidade do ar e preservar o material. Sendo assim, que outras medidas podem ser feitas para garantir tudo isso, mesmo que não sejam exigidas pela Anvisa? Ao realizá-las, você pode se antecipar a exigências que aparecerão daqui 2 ou 3 anos.
Pronto! Essas são algumas das principais dicas para evitar problemas com a Anvisa. Tenha sempre em mente qual a legislação mais atualizada e também quais são seus direitos como empreendedor. Além disso, adote sempre as melhores ações dentro do seu negócio e seja proativo para prevenir qualquer situação desagradável que possa ocorrer durante a visita de um fiscal da agência.
E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe-as com colegas empreendedores!