O excel é uma das ferramentas mais úteis da atualidade, a sua funcionalidade, para cálculos, gestão empresarial, manuseio de dados e visualização faz com que este seja uma dos itens mais requisitados do mercado profissional.
É muito comum vermos vagas de trabalho exclusivas para experientes em excel, ou então processos seletivos em que possuir o conhecimento do item lhe dará uma enorme vantagem.
E isso não é por menos, para uma empresa nos dias atuais, não possui um profissional que entenda da ferramenta, saiba como utilizar da maneira correta e consiga extrair o que há de melhor pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso, com suas centenas de funcionalidades, o excel reúne em um só lugar tudo o que é necessário para fazer o gerenciamento preciso de gastos, investimentos as finanças de modo geral da corporação.
Sendo assim, não possuir em seu currículo MS excel pode te fazer ficar muito atrás dos concorrentes independente de sua área. Há pouco tempo, a ferramenta era preferível, funcionando como um critério de desempate ou somente uma habilidade bem vista pelas empresas, mas com o cenário atual do desemprego no país, em que cada vez há mais e mais concorrentes por vaga disponível, os detalhes de antes acabam se tornando indispensáveis sendo o motivo de sua contratação ou não.
E com tudo isso em mente, sabemos que não tá fácil para se dar o luxo de abrir mão ou perder uma vaga de trabalho por algo tão simples, e bobo que poderia ser resolvido em tão pouco tempo.
Por mais que existam centenas de funcionalidades e modos de ser utilizado, o excel não exige muito de seu usuário, a maioria das fórmulas e cálculos e dados, podem ser muito bem administrados com pouco estudo, bastando haver apenas muita prática.
Então, se você está em busca de colocar o excel em seu currículo para melhorar as suas chances de conseguir uma boa oportunidade, veio ao lugar correto, pois com estas dicas que estão presentes neste artigo, você vai aprender tudo sobre o programa deixando o seu entendimento muito mais simples e rápido a partir daqui.
Encontrar uma palavra ou dado
Uma planilha complexa e elaborada de excel pode haver centenas ou até mesmo milhares de informações e dados, o que torna o processo de encontrá-los nem um pouco simples, podendo levar muito tempo, se você não conhecer as ferramentas que o programa oferece.
Para encontrar um dado, ou uma linha em específico, você pode utilizar o atalho de CTRL + L.
Pressione as duas teclas ao mesmo tempo, e vai abrir uma janela, basta digitar no espaço em branco ao lado de “localizar”, o dado, nome ou número que procura, que o programa vai te mostrar onde está.
Exclua a poluição visual
Todos estão muito acostumados com o padrão visual do excel, com todas as linhas e colunas que formam um infinita grade, o que pode atrapalhar muito a comunicação visual de seus dados e planilhas.
Por isso, ao desabilitar as grades nos locais que não há dados, além de melhorar muito a visualização das linhas e colunas que importam, ainda vai ser possível deixar todo o projeto com uma cara de maior profissionalismo de sua parte.
Para isso, basta ir até a barra superior do programa, clicando no botão “exibir” e logo em seguida “desabilitar” a opção de linha de grade.
Operações básicas
A plataforma possui diversas funcionalidades, e muitas delas é fazer relações matemáticas de forma muito rápida, e ainda mais completa e comunicativa que uma calculadora.
As operações quem escolhe é você, da forma que desejar, a ferramenta apenas segue o que você diz, sendo assim, você precisa saber falar na mesma linguagem que o Excel, e as operações básicas do excel são essas:
- Sinal de adição para somar (+);
- Sinal de subtração para diminuir (-);
- Asterisco para multiplicar (*);
- Barra para dividir ou formar fração (/);
Essas são as operações mais básicas, porém, vai muito além, sabendo como calcular porcentagem basta utilizar o (%), ou então para fazer um cálculo com potência basta usar o sinal de (^) ou então os conectivos de comparação como (=) para igualdade e (<) e (>) para menor e maior que respectivamente.
Congelar painéis
As grandes empresas costumam ter planilhas com centenas de linhas, com dados estando muito para baixo da barra inicial, o que pode ser um grande problema para a visualização e entendimento de toda a planilha.
Imagine ter que ir até a linha 100, e retornar para a 1º para saber sobre o que se trata cada um dos dados.
Isso acontece com grande frequência este problema é solucionado muito facilmente, basta ir até o topo do Excel na barra de cima clicar em “exibir” e em seguida escolher a opção de congelamento da planilha que mais se encaixa no estilo que deseja de exibição.