A Smurfit Kappa anuncia a chegada da Fundação Smurfit Kappa ao Brasil. A divisão de negócios busca apoiar financeiramente projetos sustentáveis que impactem positivamente a vida das pessoas nas comunidades em que a empresa atua. Os aportes iniciais no Brasil somam € 580 mil e incluem ações de revitalização de instituições importantes para a companhia como Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
A Smurfit Kappa Foundation, divisão global da instituição, foi fundada em 2011 e foca em seis ODS: Erradicação da Pobreza, Fome Zero, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades.
A Fundação atua de maneira autônoma e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual a Smurfit Kappa é signatária. “A iniciativa representa um avanço importante para a empresa, pois nos permite fortalecer a agenda ESG e ampliar as ações sociais”, diz o CEO da companhia no Brasil, Manuel Alcalá. “Com atuação agora também no Brasil, podemos potencializar o impacto positivo nas comunidades onde estamos presentes, tornando-nos agentes de mudança e promovendo um futuro ainda mais justo e sustentável”, explica o executivo.
Ao todo, a Fundação já investiu € 12,4 milhões em apoio a 200 projetos em 24 países. Entre os beneficiados estão 61 financiamentos de instalações comunitárias, esportivas e recreativas, 52 iniciativas em hospitais e para pessoas com necessidades especiais, 45 projetos educacionais, 32 programas de apoio infantil e 10 voltados para artes, cultura e música.
Trabalhos em andamento
No Brasil, a instituição já vem atuando em projetos sociais nas regiões em que a empresa está inserida, como parte global do projeto. Em Bento Gonçalves (RS), a Smurfit Kappa irá apoiar o Lar do Ancião, com a instalação de aquecedores para melhorar a qualidade de vida dos 46 idosos e 30 funcionários. Pensando em não aumentar os custos elétricos da instituição, o sistema será abastecido por geração de energia independente.
A Fundação também se comprometeu com a reforma da creche de Pirapetinga (MG), que trará todo um sistema de climatização, acessibilidade e revitalização ao ambiente, além de oferecer novos equipamentos. Atualmente, 120 crianças – entre filhos de colaboradores da Smurfit Kappa e crianças da comunidade – se beneficiam do espaço, número que deve dobrar após a reforma. Em São Paulo, o compromisso é na revitalização do colégio São Francisco de Assis, com a reforma de salas e quadra poliesportiva, além da oferta de curso de inglês para a comunidade e auxílio na gestão. Mais de 570 alunos da pré-escola ao ensino médio serão beneficiados com as ações.
“Estamos comprometidos em ser líderes na promoção da sustentabilidade em nossa indústria. Por isso, estamos orgulhosos em apoiar financeiramente projetos sustentáveis que têm um impacto positivo na vida das pessoas. Acreditamos que, ao investir em iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social, estamos desempenhando nosso papel como uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do Brasil”, diz Alcalá.
Inscrições de projetos
Instituições interessadas em ser beneficiárias podem se candidatar pelo site. Para a seleção, a empresa avalia uma série de fatores alinhados com os propósitos da companhia e da Fundação no mundo, como apoiar projetos por meio da saúde e nutrição, educação, cuidados básicos e redução das desigualdades existentes.