Hoje, mais do que nunca, os cães fazem parte não apenas das nossas casas, mas também das nossas famílias, como integrantes amados e muito queridos. Por isso, a alimentação canina é um tópico de muita preocupação entre os tutores.
As dúvidas e questionamentos são muitos: “qual a melhor ração para cachorros?”, “a idade faz mesmo diferença?”, “como escolher a ração correta?”, “a ração super premium realmente vale a pena?”, “o cão não enjoa de comer sempre a mesma ração?”, entre outras.
É claro, as respostas são variadas e dependem muito da raça, porte, fase de vida, condições de saúde e hábitos de cada animal, e também das particularidades de cada dono, ou seja, não existe uma verdade absoluta. Porém existem algumas dicas que podem ajudar você a escolher a melhor ração para cachorro e proporcionar uma vida muito mais saudável e feliz para o seu pet. Continue lendo para saber mais!
1 – Saiba do que o seu cão precisa
Cada cão tem uma necessidade específica. Seja por causa da raça, idade ou estilo de vida, cada animal tem necessidades e exigências nutricionais diferentes, e é papel da alimentação proporcionar os nutrientes essenciais, trazendo benefícios de acordo com essas particularidades.
Por isso, é muito importante analisar quais são as necessidades do seu cão e escolher a ração de acordo com elas. Rações para raças específicas são ótimas para cães de raça, pois atendem as particularidades de cada raça contribuindo para o máximo desenvolvimento de suas características e prevenindo os principais problemas de saúde. Para cães que vivem em ambientes pequenos, como apartamentos, a ração para cachorro mais indicada será uma que reduza o volume e o odor das fezes, além de entregar uma alimentação completa e balanceada focando em saúde. Já quem busca uma alimentação mais natural, também encontra opções com essa proposta, livres de corantes e aromatizantes artificiais, por exemplo.
2 – Acompanhe o desenvolvimento
Escolher a ração certa para as necessidades do seu cão é uma parte importante dos cuidados com o animal, mas é fundamental entender que essas necessidades irão mudar com o passar do tempo.
Devido a essas diferentes necessidades nutricionais de cada fase da vida do pet, existem rações específicas, e cada uma delas atende às necessidades dos pets através do fornecimento adequado de nutrientes para cada fase, a fim de garantir uma vida mais saudável — a ração para cachorro filhote, por exemplo, é desenvolvida para auxiliar no desenvolvimento saudável, enquanto a ração para cachorros idosos foca em reduzir os sinais do envelhecimento e garantir o bem-estar nessa fase.
Além disso, mudanças no estilo de vida dos pets também ocorrem, principalmente acompanhando as mudanças de estilo de vida dos próprios donos, e esse fator também deve ser considerado na hora de escolher a ração de cachorro ideal para o seu melhor amigo.
3 – Não se esqueça dos petiscos
Quando falamos em alimentação canina, geralmente apenas a ração é incluída na conversa. Porém, os petiscos para cães também fazem parte da alimentação deles, e são parte importante do bem estar, podendo inclusive contribuir para a saúde.
Além de serem usados como recompensas e agrados, eles também podem ser usados como um complemento à alimentação, pois alguns petiscos trazem nutrientes que contribuem ainda mais para a saúde do seu pet.
Ah! Antes que esqueçamos de uma resposta importante: os cachorros não costumam enjoar da ração, mesmo após anos consumindo o mesmo alimento. Porém, alguns cães apresentam apetites mais seletivos e, para isso, existem opções de rações com diferentes sabores no mercado. Também é importante ressaltar que se o seu cão apresenta rejeição ao alimento constantemente, podem existir outros fatores envolvidos e é recomendada uma visita ao veterinário.
Saiba mais sobre como cuidar dos seus pets com muito amor, carinho e saúde: navegue pelo blog e confira mais posts!